Psicopedagogia Clínica Mooca

Berçário Zona Leste

Pre escola Mooca

Psicopedagogia Clínica Mooca, BERÇÁRIO E ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NINHO D’OURO, Rua dos Trilhos, 2096, Mooca, São Paulo – SP

Berçário Mooca

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica infantil, através das bases científicas, busca estudar as relações do cérebro com o comportamento por intermédio de procedimentos técnicos aplicados à compreensão do processamento cognitivo infantil.
Sendo essa avaliação um processo no qual o profissional especializado avalia, de forma singular para cada demanda, os recursos e déficits cognitivos de um indivíduo, que além de servir como ferramenta importante no diagnóstico de alterações neurológicas e diagnóstico de possíveis transtornos, visa também, a partir da identificação de certas necessidades, encaminhamentos e direcionamentos de tratamento que possam gerar maior qualidade de vida.

• O que é esperado para o desenvolvimento de uma criança, para sua idade?

• Quais habilidades e possibilidades de se relacionar com o mundo são necessárias em determinados momentos da vida?

• Quais recursos cognitivos a criança possui e que poderiam potencializar e ampliar suas capacidades diante dos recursos que ainda deveria desenvolver?

A Avaliação Neuropsicológica identifica qual o repertório cognitivo de cada indivíduo, nas diversas áreas (atenção, concentração, memória, funções executivas, linguagem…) comparado com os marcadores do desenvolvimento, o que é possível através de aplicação de protocolos específicos para cada demanda que se está investigando, e na qual o profissional irá ter uma leitura global e uma visão integral daquele indivíduo e de suas necessidades, seu desempenho, seus possíveis atrasos. Sendo também muito usado para elaborar uma intervenção e avaliar os progressos da criança ao longo e depois de um período de tempo.

Algumas razões para buscar avaliação neuropsicológica para seu filho(a):

Auxiliar no diagnóstico
Na avaliação podemos confirmar ou criar hipóteses diagnósticas analisando através de testes.

Se possui dificuldade de aprendizagem
É necessário avaliar suas funções cognitivas afim de desenvolver um olhar clínico nas intervenções.

Atraso no desenvolvimento
Na avaliação podemos ferir quantitativamente e qualitativamente os atrasos e realizar os encaminhamentos necessários.

Reavaliação
Após um período é necessário que essa avaliação seja refeita, para averiguar os resultados, fazer comparativos e analisar o desenvolvimento obtido.

Psicologia Infantil

A Psicologia Infantil é um ramo da ciência que trata das questões psíquicas de crianças. Assim, essa especialidade investiga e analisa o comportamento dessa faixa etária.

A criança passa por vários estágios de desenvolvimento que influenciam tanto as suas ações quanto a sua percepção de mundo. Qualquer desvio no processo natural de amadurecimento pode desencadear entraves psicológicos.

As dificuldades e conflitos mentais afetam a capacidade adaptativa das crianças da mesma forma como acontece com os adultos. Como consequência, pode haver prejuízos no comportamento, na convivência com amigos e familiares e no desempenho escolar dos pequenos.

Psicopedagogia Clínica

A Psicopedagogia surgiu a partir da necessidade de um profissional que atendesse pessoas com dificuldades de aprendizagem, por meio das áreas da psicologia e pedagogia.

É a terapia voltada para a análise e diagnóstico de crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem, visando capacitar a criança para usar seus recursos de inteligência, utilizando o melhor mecanismo necessário para que a aprendizagem da criança ocorra de forma acolhedora e respeitosa.